[ Home ] Back ] Next ]

 
   
 

Sobremim...

 
   Astronomia

  como nasceu esta  paixão...  

 

 

Miguel Claro, nascido em Novembro de 1977 e natural de Famalicão, cedo veio para Lisboa. Desde de sempre que se interessou pelo trabalho desenvolvido na NASA, no que diz respeito à exploração espacial em geral. O universo esteve sempre presente no seu imaginário, mas o gosto pela astronomia não se mostrou de logo evidente. Os primeiros sintomas de que estava prestes a nascer  uma nova paixão só se revelaram, quando ainda em pequeno teve a oportunidade de observar  Marte pela primeira vez, através de uma teleobjectiva transformada. Embora ainda tivesse uma dúzia de anos nessa altura, o vírus da astronomia contaminou-o para todo o sempre...

 

 

Curriculum e Percurso Astronómico

Clique nas palavras a tracejado

 

Ao longo dos últimos anos, Miguel Claro tem participado e promovido sessões de observação e palestras públicas, nomeadamente nas lojas Fnac. Poderá consultar a agenda online clicando aqui. O autor tem escrito vários artigos sobre a temática, Astronomia/Astrofotografia e Espaço, que tem vindo a publicar na revista da APAA ( Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores ) assim como na Flight Magazine. Miguel Claro é também o autor e criador do site Astroarte e mais recentemente do site Photography by Miguel Claro, onde expõe e partilha todo o seu trabalho fotográfico. Participa ainda como colaborador em alguns blogs portugueses de astronomia e como menbro e moderador, em outras listas e Fóruns sobre a mesma temática.

 

No campo da Astrofotografia, várias imagens da autoria de Miguel Claro têm sido publicadas ao longo dos anos em diversas revistas de astronomia internacionais, tão prestigiadas como é o caso da revista best-Selling americana: Astronomy magazine, Sky and Telescope, das revistas francesas, Ciel et Espace e Astronomie magazine, assim como das revistas britânicas: Astronomy Now e Practical Astronomer.

O autor conta ainda com fotos publicadas em livro e CD-Rom, assim como várias imagens distinguidas como "Picture of the Day" em  websites estrangeiros de referência como: Astronomy.com, SkyandTelescope.com, Space Weather.com. Algumas fotografias do autor foram também publicadas na Guest Gallery do site "TWAN" ligado ao AIA2009 , assim como várias outras já foram distinguidas como "Lunar Photo of the Day" no site "LPOD", contando ainda e até à presente data, com 3 imagens distinguidas pela NASA como: "Astronomy Picture of the Day". Publicações estas, que já tiveram referência noticiosa no Jornal da Noite da estação televisiva - SIC. O autor gravou ainda uma reportagem com a jornalista Catarina Neves, para o programa da SIC -Nós por Cá, de Conceição Lino. Para ver a reportagem clique aqui.

 

Miguel Claro, colabora ainda mensalmente na revista portuguesa Flight Magazine em "Full Page" na secção: " O Céu Visto da Terra". A revista de conteúdo Aéreo e Espacial foi lançada a 15 de Maio de 2009, estando à venda nas cidades portuguesas aeroportuárias, assim como na África Lusófona e Brasil.

 

 

Como comprar as imagens

 

As imagens do autor podem ser compradas através da agência de imagens norte-americana Stocktrek Images, líder global na distribuição de imagens no sector do Espaço, Astronomia, Astroarte e Aviação de guerra. A agência Stocktrek trabalha ainda em parceria com  algumas das mariores agências do mundo, como é o caso da Corbis, Gettyimages e Photosherch, assim como, a Allposters.

 

Para comprar imagens de Miguel Claro e aceder directamente à galeria na Sotcktrek Images, clique aqui.

 

 

Objectivos

 

Um dos meus grandes objectivos na área da astronomia e fotografia, é o de inspirar e encorajar as diversas pessoas que pelo mundo fora partilham de uma forte paixão pela astronomia, mesmo que inconsciente, mas que de algum modo se retraem ao acreditarem que esta, é uma ciência e arte que estará ao alcance de muito poucos, tanto pelo investimento pessoal implícito, como pelo aparentemente elevado investimento financeiro. Tento assim provar-lhes através dos meus resultados e utilizando equipamento relativamente simples, ao alcance da generalidade das pessoas, que o Universo é sem dúvida uma janela aberta pronta a receber qualquer um que partilhe a vontade de aprender, a paixão, uma simples curiosidade, ou o desejo voraz de fotografar e contemplar o recheio do infinito...

 

Para eles....faço das minhas imagens, as minhas palavras.... porque uma só imagem, poderá valer mais.. que mil palavras.

 

 

Equipamento

 

 

Em 1998 comprei o meu primeiro refractor de 60mm, que passado pouco tempo foi trocado por um reflector de 114/900mm. Neste último tive duas montagens equatoriais, uma delas por sinal bastante robusta. Posteriormente adquiri um ETX 70 AT e presentemente trabalho com o ETX 90 ec, equipado com Autostar e tripé, uns binóculos Helios 10x50 wide angle 7º, uns binóculos Gigantes Helios Quantum 3 - 20X80, uma ocular  Plössl de 10mm e uma de 30mm, uma Meade 26mm Super Plössl série 4000 e Um Barlow 2X Celestron ( Não Apocromático ). O Sol também é um alvo de grande interesse e por isso não podia deixar de usar um filtro Baader.

 

 

Astrofotografia e Alvos de Interesse

 

Para a Astrofotografia utilizo um telescópio de D=90mm F=1250mm  F/D= 13.8, assim como uma web cam Philips Toucam Pro usada exclusivamente para as imagens de planetas, Lua e Sol em grandes planos / mosaicos, ou para a Estação Espacial "ISS". Comecei por utilizar uma máquina digital HP Photosmart 850 de 4 Megapixels., para a fotografia afocal, tendo posteriormente adquirido uma Canon Powershot A550.

 

Presentemente, utilizo uma Canon 400D Reflex Digital de 10 MP. Para a captura das imagens no exterior utilizo um Compaq presario1200 com um processador AMD Athlon de 1G. Para o processamento utilizo um Pentium IV Dual-Core de 2G de Ram e um TFT de 19" wide. Os Softwares mais utilizados para o processamento e aquisição das imagens, são o Qcfocus, Maxim DL, Registax IV, Photoshop CS3 e LightRoom.

 

Embora tenha vários alvos de interesse como, a lua, os planetas ou mesmo o Sol. Com o tempo acabei por me especializar nas imagens de "paisagens astronómicas". No entanto, um dos meus objectivos de futuro será a astrofotografia de Céu Profundo. Sou também um seguidor atento da ( ISS ) International Space Station, tentando sempre que posso acompanhar as suas passagens nos céus portugueses. Não deixe de passar pela minha página da ISS , onde poderá ver várias imagens da Estação Espacial feitas com o ETX90ec, e descobrir ainda como seguir a ISS, com o seu telescópio.

 

  Algumas recordações especiais do autor...

 

 

Eugene Cernan, comandante da missão Apollo 17 da NASA e o último Homem a pisar a Lua.

 

 

The last man to have left his

footprints on the surface of the moon

 

 

Eugene Cernan dando um autógrafo a Miguel Claro, após a sua conferência sobre a missão Apollo 17.

 

Oleg Ivanovsky, foi o cientista russo encarregue de construir, testar e lançar o primeiro satélite artificial, o Sputnik.

 

Oleg Ivanovsky, foi também o cientista russo que acompanhou Yuri Gagarin, até à rampa de lançamento e fechou a escotilha do Vostok, onde seguia o primeiro cosmonauta a ir ao Espaço.

 

"Oleg Ivanovsky was the technician to bring Gagarin to the launch pad, and closed the hatch of the Vostok space craft. But just before that, he betrayed a secret to Gagarin. "   Leia o artigo completo Aqui!

 

Oleg Ivanovsky ao lado de Miguel Claro em 22/10/93

 

 

 

Marcos Pontes, foi o primeiro astronauta brasileiro e efectuou uma missão à Estação Espacial Internacional.

 

Autógrafo de Marcos Pontes a Miguel Claro

 

 
 

 

TOPO      @ MAIl      Guestbook...     SkyAtlas                                                                                                                                 © Miguel  Claro

 
Homepage Homepage Homepage Homepage